Existimos

Gente sem rosto. Gente que quer dar o rosto. Gente que abdica de tudo em prol dos outros. O estado não os reconhece. Vivem sem apoios. Acabam por viver isolados de tudo e de todos, porque se dedicam a cuidar 24 horas por dia, sete dias por semana, 30 dias por mês, 365 dias por ano. O meu desafio é lançado a todos os cuidadores actuais, bem como a ex cuidadores informais. Informais porque os estados não os reconhecem. A ideia é dar-lhes visibilidade, bem como dar a conhecer como as suas vidas ficam destruídas! Vidas não vividas em prol de cuidar por MUITO AMAR !!! A ideia é pressionar a sociedade politica para que apoios sejam atribuídos para melhor cuidar, e a sociedade cientifica para que mais investigação seja feita no contexto da doença de Alzheimer, e demências similares. Esclarecimentos também se tornam imprescindíveis. A vergonha é por vezes exacerbada, quando as pessoas não entendem os sintomas. Para os menos informados, o quadro é o seguinte: "Uma pessoa com Alzheimer ou demência similar, não pede nada além de uma mão para segurar, um coração que cuide dela e uma mente para pensar por ela quando não for mais capaz. Alguém para protegê-la à medida que entra numa jornada não planeada, desconhecida, perigosa, e sem retorno". Estas doenças nem consideradas crónicas são porque a medicação que existe apenas atrasa a sua evolução. Quando as demências se instalam de forma definitiva, passa a não existir medicação que valha, e os portadores ficam à mercê da caridade dos outros, regra geral dos seus familiares que assumem cuidar por MUITO AMAR. Dizemos frequentemente: “… porque as memórias vão-se, mas o amor fica!” 
Neste contexto também se irá realizar em meados de Julho, o 1º encontro nacional em Portugal de cuidadores de doentes de alzheimer ou demências similares. É dirigido a todos os cuidadores, portadores, e sociedade em geral. Todos podem participar! Para o efeito, e por questões de organização do evento, agradecemos o envio do nome, contacto, e área de residência, para os seguintes e-mails: soffy545@hotmail.com, ou, joaquimribeiro@vodafone.pt. 
O evento tem o apoio e intervenção de Marisa Matias, eurodeputada portuguesa em Bruxelas, que se juntou a esta causa humanitária, e apenas ela manifestou interesse! Por esta foi criado um relatório sobre a iniciativa europeia em matéria da demência de alzheimer, e outras formas de demência (2010/2084 (INI) ) ao abrigo da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública da Segurança Alimentar. A proposta de resolução do Parlamento Europeu foi aprovada por unanimidade, mas infelizmente em Portugal não foi posta em prática.
Esclareço que protagonismo, não é o objectivo. Apenas que se estabeleça igualdade, e seja posto em prática o deliberado. 
Muito, mas muito obrigado mesmo.
Joaquim Ribeiro
(Ex cuidador informal)
Esse meu amigo está nessa luta em Portugal e juntos estamos fazendo uma corrente para que possamos ser reconhecidos,lembrados,visitados,a nossa luta está começando mais a corrente está bem grande e temos certeza de que conseguiremos ser um rosto nessa sociedade nesse Estado.
Entrem nesse link e vejam os quadros que Joaquim está fazendo e colocando as fotos de todos nós cuidadores sem rosto e por vezes abandonados pela sociedade,familia,amigos.

Esse é um grupo que criei para nós cuidadores mantermos contato e trocarmos idéias e experiencias.

Esse é o blog que criei para manter as pessoas informadas e relação as cuidados  e as novidades farmaceuticas com os portadores de demências

0 comentários:

Postar um comentário

More

Categorias

loading...