Esclerose, demência, doença de Alzheimer é tudo igual?


Esta é uma dúvida ouvida com frequência, em particular se é possível uma diferenciação.
Antes de falar sobre estas diferenças é necessário falar um pouco sobre memória e envelhecimento. O envelhecimento traz alterações para todo o organismo, pele, olhos, ossos, e tudo se transforma de alguma maneira. Com o cérebro não é diferente. Com o envelhecimento ocorrem alterações anatômicas e funcionais. Exames de tomografia ou ressonância magnética mostram que há uma redução de volume, isto é, o cérebro fica menor. Em geral as pessoas pensam que isto acontece porque as células cerebrais, os neurônios, morrem. Isto é apenas parcialmente verdadeiro, enquanto alguns neurônios de fato desaparecem, outros diminuem de volume, o que claro, não é a mesma coisa. Mais importante, estas transformações não acontecem do mesmo modo em todo o cérebro, enquanto são acentuadas em algumas áreas, quase não ocorrem em outras. Além destas alterações anatômicas, isto é, alterações na estrutura do cérebro, ocorrem também mudanças no modo como ele funciona.
Isto é bem evidente em relação a memória, o que poderia explicar porque tantos idosos se queixam de dificuldade de memória.
Estudos em diferentes regiões do mundo, mostram que mais da metade das pessoas com mais de 65 anos afirma que sua memória declinou com o envelhecimento. O processo de memorização pode ser mais difícil para uma pessoa idosa porque a memória fica mais lenta e é mais difícil deixar de prestar atenção em coisas que estão acontecendo ao mesmo tempo e que podem tirar a atenção daquilo que a pessoa quer memorizar. Por isso os idosos precisam mais tempo para memorizar e podem mais facilmente ter sua atenção desviada daquilo que querem memorizar.
Estas alterações não acontecem do mesmo modo em todas as pessoas, e uma prova disso são pessoas que, mesmo em idade avançada, têm excelente memória. É bom lembrar, há uma grande diferença entre memória mais lenta, que pode acontecer no envelhecimento, e nenhuma memória, que pode ser consequência de diferentes doenças e precisa ser avaliada.
Infelizmente muitas pessoas podem ter dificuldade de memória por alterações da saúde. A depressão, o uso de tranquilizantes e outras causas podem prejudicar a atenção e a memória em pessoas idosas.

0 comentários:

Postar um comentário

More

Categorias

loading...